"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"





Fernando Pessoa

domingo, 5 de maio de 2013

Cancro.


É a dor de alguém ter uma doença tão horrível e a dor da família saber que um familiar têm uma doença tão aterradora que ceifa milhares de vidas por ano e cada vez mais é atinge recorde todos os anos. A maior estatística mundial de mortes por doenças aponta para DST’s [ex: Sida] e cancros.
Ser uma doença hereditária faz o cenário ficar pior ainda uma vez que o pesadelo pode não ficar apenas por uma geração, atingindo várias e mantendo o coração dos familiares em sobressalto constante.
As fases da doença são acompanhadas pela dor psicológica que a pessoa sente ao receber notícias que não alteram positivamente o estado da doença apesar de todos os tratamentos efectuados [bastante dolorosos], de desgaste emocial gigantesco. Por vezes as pessoas têm uma carga emocial tão fragilizada que entram em depressão e sentem o isolamento social.


Para mim o mais difícil é ver crianças a lutar contra esta doença tão maléfica, e ver o positivismo que elas têm e o sorriso sempre pronto que muitas delas nos transmitem, é ternurento e uma verdadeira lição de vida para quem reclama de tudo o que têm e não têm.

Quando a vida te dá limões faz limonada. Acredita que é possível.

O meu avô faleceu de cancro em Dezembro de 2012, a saudade será eterna.

1 comentário:

  1. Realmente é chocante como ainda na atualidade essa doença faz tantas vítimas..Devo desde já aproveitar para congratular o meu amigo Fausto por ter superado essa doença com bastante força e coragem! Foste e sempre serás um exemplo para mim de que apesar de a vida tentar sempre nos derrubar, nunca devemos baixar os braços e ceder a vontade de desistir de lutar por ela.
    Mas também há que realçar os grandes avanços que na área da investigação desse tipo de doenças, está a haver Feed back positivos nomeadamente na questão da hereditariedade, o que já se pode alterar ou está em vias de se poder faze-lo corrigindo isso no ADN e esse feito foi descoberto por portugueses.Continuem com esse bom trabalho que há esperança para um futuro melhor e no fundo isso é o que verdadeiramente importa, que haja sempre esperança!
    K´Arthur

    ResponderEliminar