"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"





Fernando Pessoa

sábado, 6 de dezembro de 2014

No meio das entrelinhas.

Definir-me é limitar-me, ou pelo menos é o que a palavra indica, ainda assim.. o maior desafio é definir-me.. considero-me uma pessoa complexa (como tantas outras), mas vou deixar a linha correr e ver no que dá.
Quem sou eu? O meu nome já todos o sabem, pelo menos o primeiro e o do meio.. sou Alemã, original da mítica cidade de Munique, mas a cidade onde mora o meu coração é Colónia. Cidades de rivalidade e beleza bem assente. Uma contradição por si só. Atravessei nos caminhos de Portugal à precisamente 10 anos, num dia solarento de Outubro de forma definitiva, já cá tinha estado. País pequeno à beira mar plantado que tem muito mais a mostrar do que lá fora se imagina, apaixonei-me aqui, fiz amigos incríveis, apanhei das melhores ondas, ri, chorei, saltei, nos melhores anos da minha vida. Fiz escolhas erradas, já me magoaram e acabei magoando também, mas também já tomei as decisões certas. O meu avô deixou-me um mandamento que planeio usá-lo sempre e para sempre: "Não desistir de nada até que deixe de ser possível.", não é cliché, até podia ser, mas não é. Tirei enfermagem, no entanto as coisas apesar da motivação não estavam muito bem encaminhadas e antes que ficasse presa num emprego que não gosto, voltei a estudar. Pode dar errado? Pode, mas "não desistir até deixar de ser possível", vale uma chance né?.

Sou uma pessoa de 8 ou 80.. ou amo, ou odeio.. meio termo cansa, nunca gostei de fingir que algo me agrada quando não é verdade, não passo fretes, aguento o que tenho que aguentar, mas não vou fingir que gosto de alguém só porque sim. Pancadinhas nas costas e facas afiadas nunca fizeram muito o meu estilo, se determinada pessoa me irrita eu não vou fingir que gosto, não funciona assim comigo. 
Futebol. Para alguns é um desporto, para outros um fanatismo, para mim se lhe associar-mos o SLB é uma paixão (com um pouco de fanatismo sim, mas sem exagerar, cegueira não faz bem parte do reportório), quem me conhece sabe o quanto sou intensa nesse tópico, faz parte do meu ser. Há coisas que não se substituem, como as idas ao estádio, as amizades que se fazem no estádio, até mesmo os dissabores que já se passaram, tudo faz parte, tudo isto é futebol. 
Livros. Aglomerados de folhas com letras grandes, pequenas, adormentadas ou simples, grandes títulos e grandes descrições ou apenas fotos que valem mais que mil palavras. Para algumas pessoas são bons para decorar e ganhar pó, para mim são bons para gastar uma tarde em que me quero refugiar do mundo, ou num dia em que preciso de inspiração. Sempre respeitei os livros, doutores de conhecimentos sem fim, medicinais em certo ponto, fazem-nos sonhar e aprender de uma forma que mais nada no mundo consegue. Na minha casa, qualquer canto é espaço para um livro e são dos temas mais variados possíveis, desde os de medicina até aos de aventuras e romances, passando pelos de culinária. Livros. Aglomerados de saber.. Medicina para os sentimentos.
Séries, fotos e filmes. A maioria é baseada em livros, logo é como se dessem uma cara ao que leio, livros em movimento! Cinema é uma grande paixão, tal como o fotojornalismo e as fotos antigas, é uma maneira avançada de contas histórias, é dar movimento ao papel, à ideia, ao criativo! Fotografia é uma paixão seja de que lado for da objectiva, gosto de ambos os lados.  
Tatuagens, piercings. "A sociedade nananana", Quero lá saber, eu cumpro 99% das regras a que a sociedade obriga, essa acho uma estupidez cumprir. Faço, tenho, cultivo porque gosto e porque quero, isso não faz de mim menos humana, menos pessoa ou menos capaz de desempenhar seja lá que função for. Preconceito é estupidez. Adoro body arte, blame me for that :) tenho 3 tatuagens e 12 piercings. Fazem parte da minha história.
Maquilhagem, roupa. Sou mulher, o que por si só já cultiva (na maior parte das vezes) um sentido apurado neste tipo de coisas, mas para além disso, sempre gostei de me cuidar, de me vestir e de me maquilhar para sair. Não é por me mostrar mais, mas sim porque é como me sinto bem. As mulheres da minha família são praticamente todas assim ahahah vai ver e é genético :p 
Cozinhar. Por acaso desde que moro sozinha e se tornou parte do meu dia a dia que cada vez gosto mais de passar tempo entre panelas e tachos xD
Natação. Na secundária fazia competição e em Cascais tem uma piscina onde passava a vida, tudo era razão para nadar um bocado, alivia o corpo e a mente. 

Música. Hardcore. Hardstyle. Rock. tem um cantinho reservado na minha vida, cada música transmite um estado de espírito diferente e serve para um problema ou inspiração diferente. Estudo com música, danço (óbvio ahah), vibro, penso, leio, reflicto, musica é um bem necessário. Nunca saio de casa sem três coisas: telemóvel, chaves e..iPod.. porque a música é parte do meu dia-a-dia. Os festivais são as melhores coisinhas desta vida, das melhores mesmo, só vivendo é que se vê, incrível a quantidade de pessoas e culturas diferentes que se vê e conhece num só dia. 

Basicamente é isto, tenho muitas paixões que não falei aqui, porque se for escrever tudo perde a novidade né? E há coisas que uma pessoa só conhece quando conhece as reacções da pessoa. Não sou melhor que ninguém, pelo menos não me considero superior em nada, embora haja mentes vazias em que claramente essa perspectiva se sobressaí, mas isso é uma característica humana, todos pensamos assim, para bem ou para o mal. Tenho os meus traços de personalidade, alguns dos quais juro que desejava não ter, como ser boazinha demais em muitas situações e as pessoas se aproveitarem disso.. ou tentar sempre ser o mais simpática possível e depois as pessoas terem a ideia que podem fazer comigo o que querem, e nessa altura tenho que ser azeda para mostrar que não é bem assim. Sou como sou, tenho os meus traços, a minha maneira de ser e de agir. Os anos passam, alguns mudam, outros ficam, mas continuo eu. 

3 comentários:

  1. E agora a pergunta que se segue... o que dizem os teus olhos? esse espelho da alma, esses olhos verdes que brilham e fazem brilhar, que cativam e apaixonam que podiam matar se provocados ou fazer matar por amor. O resto espero ir descobrindo com o tempo, todos os dias mais um bocadinho com amores e ódios, sempre com 8 ou 80 mas sem palmadinhas nas costas ou facadinhas de amor.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. És o que demonstras ser, simplesmente :)

    ResponderEliminar
  3. No geral gostei, nada que quem já te conheça não saiba. Conseguiste fazer uma critica sobre ti própria a meu ver justa e isso nem todos conseguimos fazer, tiro-te o chapéu por isso (sim o chapéu que te vou dar, é esse que te tiro xD).

    Esta é sem duvida uma grande verdade sobre ti:

    "Tenho os meus traços de personalidade, alguns dos quais juro que desejava não ter, como ser boazinha demais em muitas situações e as pessoas se aproveitarem disso.. ou tentar sempre ser o mais simpática possível e depois as pessoas terem a ideia que podem fazer comigo o que querem, e nessa altura tenho que ser azeda para mostrar que não é bem assim."

    Não se trata de ser rude com as pessoas mas não devemos responder a tudo com sorrisos, pelo menos até saber-mos as verdadeiras intenções de cada um, há que manter a postura ;)

    Bjo, Ly.

    ResponderEliminar