"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"





Fernando Pessoa

terça-feira, 19 de março de 2013

O balão do João... Ahah

O João, estudante de 22 anos da Faculdade de Motricidade Humana, deu-me a sua visão daquilo que se passa no País e na situação actual do Ensino Superior Português em que as licenciaturas não dão saída e levam os nossos estudantes a emigrar. Numa entrevista ao telefone quando estava em Matosinhos e ele a caminho do Alentejo, uma perspectiva diferente que merece certamente atenção.


Eu: O que achas do Ensino Superior em Portugal?

João M. : Em primeiro lugar acho que as entradas para o Ensino Superior são demasiado fáceis, também acho que existe uma grande diversidade de cursos sem haver uma razão, por exemplo, cursos com o mesmo objectivo mas com nomes e currículos diferentes. Não entendo o motivo dos cursos terem nomes e currículos diferentes quando o objectivo prático é o mesmo! Há cursos para tudo e mais alguma coisa sem haver necessidade nenhuma. Outro problema é que muitas faculdades dão os cursos sem irem á realidade do mercado de trabalho e isso é uma grande falha. A nível prático há um benefício bastante baixo ao nível dos estudantes estarem envolvidos com as empresas, e isso é outra grande falha. Muitos só conhecem a realidade das empresas quando acabam o curso Superior.


Eu: Vês o teu futuro profissional em Portugal ou vais fazer como o Passos manda e meter as malinhas a caminho?

João M. : Tenho uma visão um pouco, talvez irrealista, que as coisas no futuro estejam um pouco melhores. Sei que hoje em dia temos uma perspectiva de mercado global, não é exigido que a pessoa seja do mesmo país onde a empresa se situa, a oferta é globalizada, mas penso o futuro de Portugal estará um pouco melhor a nível económico e de emprego, embora ache isso um pouco irrealista.


Eu: O que achas que falta ao estudante Português?

João M. : Faltam várias coisas, das quais retiro algumas essenciais:
- A maioria dos estudantes Portugueses, faz a cadeira, passa o exame e está arrumado.
- Para mim não é admissível que o estudante só tenha o seu currículo ao final dos 3 anos.
- Acho que o estudante devia investir mais no seu futuro sem pensar na parte da remuneração. Não pode pensar logo á partida no tipo de salário que vai ter no futuro, infelizmente, conheço muita gente que pensa assim.


Eu: O que achas do Governo de Passos Coelho?

João M. : Eu não sou uma pessoa que está muito informada da comunidade política, mas tenho uma opinião contrária ao que muitas pessoas têm. Acredito que muitas coisas que estão a ser feitas, têm realmente que ser feitas, mas neste momento já cansa e não acredito que a maneira como as coisas são aplicadas seja a mais correcta, no entanto acho as medidas necessárias. O Passos Coelho obviamente que não é a imagem do povo, não é bom comunicativo, mas é um 1 ministro atado desde o início. Atribuo a culpa a toda a gente, nós próprios "Portugueses", somos um povo que gosta de fugir ás suas responsabilidades. Resumindo, o Passos é uma pessoa que não vai deixar saudades, mas as decisões tomadas teve mesmo que as tomar.


Eu: Fala-me do teu percurso académico.

João M. : Eu vim do Alentejo para Lisboa com 18 anos para o curso de Desporto na FMH, onde tirei a especialização em futebol. Vim um bocado á cega para o mundo do desporto, queria ser professor, mas actualmente já não tenho essa ideia. O meu percurso académico sempre foi super cheio, participei em tudo da vida académica, tive contacto com várias empresas e trabalhei em várias áreas como: colónias de férias e trabalho como modelo fotográfico. Estou agora a terminar a licenciatura, faltam-me 3 cadeiras e planeio tirar uma pós-graduação em personal trainer. Trabalho agora em futebol. Sempre aproveitei ao máximo todas as oportunidades dadas pela faculdade.


Eu: Fala-me das facturas, a nova polémica em Portugal, qual a tua opinião sobre isso?

João M. : Polémica? Porquê polémica? Se nós compramos um produto devemos ter uma prova disso. Porquê ajudar-mos na fuga ao fisco? Para haver economia paralela? Somos dez milhões a falhar e a ajudar nessa fuga! Acho certo o controlo por facturas para impedir essa fuga! Quando trabalhei na noite era-me pago nota á mão, isto é economia paralela, é o que temos que evitar!


Eu: Será que se pode perdoar a Passos Coelho a agressividade das medidas que ele toma com o facto de ter realmente que as tomar?

João M. : Não acho que ele faça a melhor opção nas suas decisões, se calhar há coisas que poderiam ter seguido caminhos diferentes, mas penso que de uma maneira ou de outra teria de haver austeridade. Na minha opinião só saberemos ao certas se tais maneiras eram realmente necessárias daqui a uns anos.


Obrigada João pela Entrevista :)


Devo relembrar que se trata de uma Entrevista, logo a opinião em causa e só e apenas do Entrevistado e que eu posso não ter a mesma opinião dos assuntos retratados, é a visão de um segundo olhar sobre a realidade que passamos actualmente.

Em sinónimo de brincadeira, falamos de coisas sérias que agora retrato aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário