"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"





Fernando Pessoa

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O que te motiva?

Hoje forcei-me a estar atenta, incrivelmente atenta. A quê? Ás pequenas coisas que nos tornam milionários todos os dias sem nos darem notas, mas ao serem as dádivas do dia a dia que nos levam a acreditar que vale a pena viver; os pequenos empurrões e prazeres que a vida nos dá e por vezes deixamos passar entre os dedos porque "porra eu queria andar em audis, beber champanhe e ser rico!" ou então porque "nada me corre bem, nada!".
Os meus pequenos prazeres : acordar de manha e saborear o café é incrível, o café para mim pela manhã é como um doce para uma criança de 5 anos, hoje tomei mais atenção ao motivo de gostar de café, e querem saber? Obviamente pelo sabor, mas também por toda a mágica que tem em fazê-lo (não é café de máquina, no meu caso...), o simples facto de estar quente, ajuda de facto a que necessite dele.
Dar aquela espiadinha básica no telemóvel e ver que aquela pessoa, aquele amigo se lembrou de dar o bom dia é o suficiente para dar um sorrisinho tímido que já faz correr melhor o dia.
Sentar na faculdade para ter aquela aula chata não é certamente apetecível, mas vigiar o Ipad, escrever o que vai no coração naquele momento e indo tomando umas notas de vez em quando já torna o momento para além de fácil de passar, apetecível.
Ouvir a tua voz antes de dormir e dar aquela risada tímida é algo incrível que já faz parte do meu ritual, e isso é uma das minhas pequenas grandes coisas que me motiva todos os dias.
Isso, o café, os risos, os textos vindos do coração, as aulas do Andrade que passa a vida com indirectas perspicazes, os debates infindáveis de política e as notícias actuais no bar da faculdade, as conversas (quase) intermináveis na rádio, aquele abraço, aquele beijo, aquele morder de lábio, aquele livro, aquela saída, aquela música, aquele momento.... São algumas das grandes coisas que motivam os meus dias, e daqui a uns anos serão as GRANDES memórias... E a ti? O que te motiva? :)



1 comentário:

  1. A mim o que me motiva no dia a dia, é o acordar com vontade de viver mais um dia.

    -o começar o dia com uma banhoca e pensar em como será o meu dia e o que me acontecerá
    -o comer algo pela manhã que me deixe com água na boca o resto do dia
    -o ir a caminho dos estudos de carro, e o prazer que me dá em conduzir
    -o ouvir uma música seja na rádio ou na Internet, que me faça sonhar
    -a conversa sobre aquele tema mais interessante com os nossos amigos ora no café, ora nas aulas
    -o ir visitar o nosso vício que é o Facebook e ir comentar algo de alguém, ou ver aquela frase de que gostamos tanto, ou o simples facto de dizer um olá aos nossos melhores amigos
    -o ir para a cama para dormir e pôr me a pensar sobre certas coisas que me foram acontecendo ao longo do dia ou da vida
    -o estar com o meu melhor amigo e desabafar sobre tudo o que me vai acontecendo
    Ui tantas coisas...que agora quando se pensa na questão sobre "O que é que nos motiva diariamente?", são as tais pequenas coisas, que não estamos habituados a dar valor, e que só as começamos a valorizar quando algo não corre da maneira como esperávamos.

    Por fim o teu texto vai ao encontro daquilo que também penso, as recordações que vamos tendo ao longo da vida, mais cedo ou mais tarde vão ser grandes MEMÓRIAS, para no futuro irmos falando delas sempre com um sorriso na cara.

    ResponderEliminar